Segurança: aprenda a proteger a sua rede sem fio doméstica Pt 2.

21/08/2011 20:39

Confira um passo a passo para, de maneira simples, bloquear o acesso à sua rede e proteger os dados que circulam por ela.
 

Encriptação
O segundo passo é proteger os dados que circulam pela sua rede, para que continuem em segurança mesmo que alguém consiga acessá-la indevidamente.

Para isso, os roteadores oferecem a opção de criptografar os dados, o que significa que poderão circular na forma de códigos, se tornando ilegíveis para alguém não autorizado.

Na home de wireless da página do roteador, há um link para ativar a criptografia, que por padrão é desativada, e escolher qual tecnologia usar para isso dentre as suportadas pelo produto. As mais populares são o WEP (Wired Equivalent Privacy), o WPA (Wi-Fi Protected Access) e o WPA2.

A primeira utiliza o algoritmo de criptografia RC4 para codificar os dados, mas, segundo especialistas, não é muito seguro por ter apenas quatro variações de chave, o que facilita o trabalho de hackers de descobrir a senha. Ainda assim, não deixa de oferecer certa proteção e é melhor usá-lo que deixar os dados expostos.

O WPA e o mais recente WPA2 superam o WEP em segurança. Ambos utilizam o mesmo algoritmo RC4, mas, com o protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), as chaves usadas por eles se alteram dinamicamente, o as tornam mais difíceis de serem quebradas.

O WPA2 oferece ainda suporte ao algoritmo AES-CCMP (AES-Counter Mode CBC-MAC Protocol).

Para que a criptografia seja ativada, alguns equipamentos, como linhas da Linksys, pedem que o usuário digite uma palavra-chave que será usada para formular a senha para acesso à rede.

Mesmo que seu vizinho intrometido ou um crackers consigam encontrar sua rede com um nome diferente, a rede exigirá a digitação do extenso código formado por diferentes tipos de caracteres.

Para garantir a segurança da sua rede, fabricantes de hardwares de rede sugerem que o usuário alterne a palavra-chave (e, conseqüentemente, a senha da rede) com certa freqüência, como uma vez por mês.
 

Anterior

 

Fonte IdgNow