Hacker da Romênia é preso após invadir servidores da NASA.
As autoridades da Romênia prenderam um hacker de 26 anos acusado de invadir vários servidores da NASA e causar prejuízos de 500 mil dólares aos sistemas da agência espacial dos Estados Unidos.
Robert Butyka, de 26 anos, foi preso na terça-feira, 15/11, em Cluj, uma cidade na Romênia Oriental, após uma investigação do Diretório Romeno de Investigações de Terrorismo e Crime Organizado (DIICOT).
De acordo com informações locais, o hacker usou o apelido de “Iceman”. Ele não possui um diploma universitário ou emprego, informou um porta-voz do DIICOT.
Butyka é acusado de hackear diversos servidores da NASA por vários dias a partir de 12 de dezembro de 2010. As autoridades alegam que o hacker destruiu dados protegidos e restringiu o acesso a eles.
As acusações contra Butyka incluem obter acesso não-autorizado e causar sérias perdas a um sistema de computação; modificar, danificar e restringir o acesso a dados sem autorização e posse de programas de hack.
O acusado ficará 24 horas sob custódia da polícia local enquanto os promotores buscam conseguir uma ordem judicial para estender o período de detenção. As autoridades apreenderam vários computadores em sua casa durante uma busca.
“Por meio de atividades criminosas, o acusado afetou severamente a operação de servidores de computação ao introduzir, modificar e danificar dados eletrônicos e restringir acesso a eles”, afirmou o DIICOT em um comunicado oficial. O hacker será julgado na Romênia uma vez que não há pedido de extradição no seu caso.
Butyka não é o primeiro hacker romeno a invadir os sistemas da NASA. Na verdade, a agência espacial é um alvo comum para hackers que buscam provar suas habilidades.
Victor Faur, um romeno que invadiu vários servidores da NASA, do Departamento de Energia dos EUA e da Marinha do país em 2005, está atualmente apelando uma decisão da justiça determinando que ele pague 240 mil dólares em danos ao governo norte-americano.
Fonte IdgNow