Ataque de crackers danifica estação de tratamento de água nos EUA.

28/11/2011 23:37

 

Os ataques de crackers (os hackers que usam seus conhecimento para mal) estão ficando cada vez mais perigosos. Uma estação de tratamento de água em Illinois, nos Estados Unidos, foi danificada pela ação de criminosos da Internet, que invadiram o sistema e fizeram com que uma das bombas de drenagem da estação fosse ligada e desligada até apresentar problemas. O FBI investiga o caso.

Até o momento, a avaliação do ataque indica que ele pode ter partido de criminosos na Rússia, mas vale lembrar que os crackers costumam utilizar computadores espalhados pelo mundo, para dificultar sua localização.

A ação mostra como as chamadas redes de Controle de Supervisão de Sistemas de Aquisição de Dados (SCADA, da sigla em inglês) são vulneráveis, e seu potencial de destruição. Os sistemas SCADA são dispositivos especializados no controle de unidades sensíveis, como empresas de gás, reatores nucleares, companhias de energia e de água.

Segundo o diretor de pesquisas de segurança da McAfee, Dave Marcus, é preciso fortalecer as defesas desse tipo de rede, pois elas estão vulneráveis e representam um alvo para terroristas.

 

Fonte IdgNow